terça-feira, setembro 05, 2006

Frustração & Agressividade

A teoria de que, qualquer forma de frustração provoca irremediavelmente um impulso agressivo, é bastante conhecida. A reacção "dor-ataque" a que algumas cobaias foram submetidas, encaixa na perfeição em alguns seres humanos.
É de lamentar que algumas pessoas que, incapazes de ultrapassar alguns traumas sozinhas, não recorram como seria de esperar, aos profissionais que existem para o efeito.
Estudos realizados e publicados, indicam que a maioria dos seres agressivos,fisica ou verbalmente, ainda não encontraram o equilibrio emocional, muitas das vezes devido a opções e orientações erradas.
O stress de que tantos sofrem, pode e deve ser combatido com humor, tal como o conhecido episódio, em que a um homem que vai ser fuzilado, se concede a possibilidade de fumar o seu último cigarro e este recusa dizendo "não, obrigado, estou a tentar deixar de fumar".
Este é um bom exemplo, de como o humor nos pode servir de barreira, para enfrentarmos certos acontecimentos desagradáveis, com menos repercussões emocionais negativas.
A alegria e o riso causam alívio.
O exercício físico, uma dieta equilibrada, relações sexuais agradáveis, ou qualquer outra actividade ligada à secreção de endorfinas, têm como se sabe, um efeito positivo sobre o stress.Tão simples quanto isto.
O ideal é uma vida sã e relaxada, com momentos para o ócio, para a vida ao ar livre, para a contemplação, que contribuem de facto,para o descarregar das tensões.
E estar rodeado de pessoas alegres e positivas sempre que se pode !
Cada um de nós, na sua breve passagem pela vida, deve usufruir dela o melhor e afastar sem dúvida, o pior.
Somos um misto de virtudes e defeitos, no entanto devemos alimentar dentro de nós,a parte com que mais nos identificamos. É também isso que nos torna tão diferentes e tão iguais, uns aos outros.
Por isso, eu pelo meu lado, vou continuar a divertir-me e dar a paparoca a tempo e horas, a uma coisinha alegre e bem disposta que me acompanha no dia a dia.

2 Comments:

Blogger Olga Correia said...

Muito boa política!...
:)

setembro 05, 2006  
Blogger A. Luís said...

A propósito, um pessimista é aquele que, entre dois males, escolhe ambos.

José António Duarte

setembro 06, 2006  

Enviar um comentário

<< Home