sexta-feira, outubro 21, 2005

Árvore da minha infância...

Ao passar no jardim central da terra onde vivo,reparei que tinham cortado, aquele enorme cedro que tantas vezes subi para me esconder, quando era pequenita.

E como eu gostava de o fazer. Ficava lá em cima, bem quietinha, escondida pela ramagem, e olhava deliciada cá para baixo, para os meus amigos e amigas, que a certa altura diziam :
" podes aparecer, eu salvo-te, não és tu a contar"

E aí vinha eu feliz da vida, prontinha para continuar a brincadeira e ir procurar outro esconderijo. O melhor possivel, aquele que menino algum ainda tivesse usado. Isso é que me deixava toda contente, ir para um sítio que ninguém esperasse .

Tempos felizes esses.

Agora já não tenho para mostrar aos meus cachopos ( ou quem sabe um dia aos meus netos) as árvores que eu subia. Estão a ser cortadas ano após ano, mas também para elas ,é a lei da vida...

às vezes dou comigo a pensar na menina Odete do "lugar" onde a minha mãe me mandava ir buscar um caldo verde , como nunca voltei a comer...

ou no senhor ao fundo da vila ,que arranjava bicicletas e tinha uma "coleçção" enorme de perdigueiros que eram o meu pavor... ( as voltas que eu dava para não ter que passar junto deles e os filmes que passavam na minha cabecita de 8 anos :acabava sempre por ser mordida por uma daquelas "feras")

ou no café da D.Gina e no prazer que me dava quando a minha mãe pegava numa moeda das pretas e dizia: vai comprar um gelado e traz um para mim também. Que delicia...

as "aventuras" que viviamos no trajecto casa/escola, pelo velho caminho do lagar e da ribeira, onde podiamos avistar os cágados enormes e outra bicharada...

Pois é.

Mas hoje há outras coisas. O mundo mudou e está a mudar. É o progresso. Aí estão as lojas, os super, os cafés,os clubes,os ...

Afinal de contas a quem interessa mais uma árvore ou menos uma árvore no jardim da praça central ? Ou uma ribeira que já não tem cágados, mas em contrapartida tem detritos e cheira mal que se farta. Que seque... era um favor aos vizinhos.


hoje os miúdos também já não querem árvores para brincar.Têm consolas e computadores, skates e telémoveis, barbies e carros telecomandados. E muitas outras coisas.

"a vida é composta de mudança" e ainda bem que assim é

Mas não quero saber: gostava mesmo da "minha" árvore da infância e fiquei muito triste por ela ter morrido !

1 Comments:

Blogger lique said...

O problema é que, se calhar, nem todas as mudanças são boas. E aquelas que implicam ir sistematicamente cortando as árvores não o são, de certeza! :)
Beijinhos

outubro 23, 2005  

Enviar um comentário

<< Home