quarta-feira, novembro 23, 2005

Que país, bolas !

Hoje estou chateada com o meu país e tenho muitos motivos para isso.
A minha filha tem dores de cabeça horriveis. Diz o chamado médico de família que são enxaquecas.
Ontem a meio da tarde, não aguentava com dores e a meu conselho vai directamente aos H.U.C., ou seja, sem passar pelo Centro de Saúde, pois aí normalmente mais não fazem do que receitar algum tipo de analgésico.
Qual não é o espanto quando a médica que a atendeu, se limita pura e simplesmente a observar-lhe as pupilas e mandar dar "passinhos à bébé" de olhos fechados.
SÓ e RIGOROSAMENTE MAIS NADA !!
Ao que sem qualquer palavra,lhe receita 4 tipos de comprimidos um dos quais para tomar durante 6 meses seguidos, para a enxaqueca...
Sinceramente fiquei sem palavras. Nem um exame lhe fizeram. E pagou uma taxa de 6,90 euros.
Mas o meu espanto não terminou por aqui.
Fomos ao Centro de Saúde e marcámos uma consulta para expor a situação ao médico de familia na esperança de que este, resolvesse passar um P1 para fazer um TAC ou o que ele entendesse por bem.
Outra decepção !
Ele olhou para a prescrição da colega e disse que não havia nada a acrescentar.Eu PEDI-LHE para marcar um TAC e ele olhou para mim e disse que não havia necessidade.Então aí ( eu já quase passadinha de todo mas a fazer um super esforço de autocontrolo) PEDI-LHE NOVAMENTE que ao menos me encaminhasse a miúda para as consultas externas de neurologia.
Fantástico ele acedeu! E lá passou o papel para daqui a uns meses ( ou anos sei lá) me chamarem a miúda para ir a uma consulta.
Isto é uma vergonha.Nada mais.
Como se não bastasse, eu aproveito para lhe pedir uma declaração passada pelo médico, que nos é exigido para inscrição no ginásio, e qual não é o meu espanto quando o mesmo me manda dirigir ao balcão de atendimento, que a funcionária passa o referido.
Tenho-o aqui comigo e tem os seguintes dizeres:

Centro de saúde de .... ( nome da localidade)
Declaração

Para os devidos efeitos declaro que, ........( o nome da vítima....), não sofre de momento, de doença infecto contagiosa que a impeça de frequentar o ginásio.


......, tantos do tal do ano que corre
O médico de Família

(gatafunho ilegivel)

Ora Porra dá vontade de ser mal educada.

"doença contagiosa" para um ginásio. Não era mais correcto ele ter-me feito um electro-cardigrama ou no minimo ver a tensão arterial e as pulsações. É que é suposto eu querer fazer um pouco de ginástica, não vejo qual a relação! ...

Enfim... como não há duas sem três cá fico até ao final do dia com a minha revolta à espera da próxima.

Sinceramente cada vez tenho pior impressão dos médicos e do serviço de saúde. E ainda tem a lata de fazer tantas greves.

Que respeitem o doente, isso sim! É para isso que todos NÓS PAGAMOS.