correr atrás de sonhos
Às vezes a coisa dá para o torto.
Paciência. É assim que se aprende a crescer.
Depois há que ser suficientemente grande para ter a humildade de o admitir.
E quando assim é, está tudo bem. E estamos todos de bem !
segunda-feira, setembro 25, 2006
citações
« O silêncio é a mais perfeita expressão do desprezo»
Bernard Shaw
quinta-feira, setembro 21, 2006
"Sete Sapatos Sujos"
" Não podemos entrar na modernidade com o actual fardo do preconceito. À porta da modernidade precisamos de nos descalçar. Eu contei "sete sapatos sujos" que necessitamos de deixar na soleira da porta dos tempos novos.
Haverá muitos.Mas eu tinha que escolher e sete é um número mágico:
Primeiro sapato: A ideia de os culpados são sempre os outros.
Segundo sapato : A ideia de que o sucesso não nasce do trabalho.
Terceiro sapato: O preconceito de que quem critica é um inimigo.
Quarto sapato : A ideia de que mudar as palavras muda a realidade.
Quinto sapato : A vergonha de ser pobre e o culto das aparências.
Sexto sapato : A passividade perante a injustiça.
Sétimo sapato: A ideia de que, para sermos modernos, temos que imitar os outros. "
Mia Couto
Excertos publicados no "Courrier Internacional" das palavras proferidas por Mia Couto aquando a abertura do ano lectivo, no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique.
terça-feira, setembro 19, 2006
Filosofias...

Vamos adoptar a filosofia do cavalo na parada de 7 de Setembro : andando, cagando e sendo aplaudido...
quinta-feira, setembro 14, 2006
Como eu gosto de fantochadas:-)
Não resisto, que hei-de eu fazer, está-me no sangue...
fantochadas, um termo empregue pela velhota mais que tudo (claro que, as que ela considera, não são DE TODO, iguais às minhas)
a saber:
-manobras de diversão, para desviar a atenção dos que gostam de andar distraidos. Vá lá,o que interessa os calotes, o tipo até é popular, e canta e bebe e dança com a populaça.Querem mais ?
"sai ao pai... também assim era"
pergunta ingénua: a intrujice e má orientação são hereditárias?
É tudo boa gente.E cantam e dançam e fazem fatiotas dos ausentes
"aquilo não é boa gente!" vai por mim...
E cantam e bebem e dançam...
...como eu gosto de fantochadas... que hei-de eu fazer: está-me no sangue :-)
segunda-feira, setembro 11, 2006
Não se brinca com a saúde, certo!
Um dia destes, as autoridades competentes, colocaram mais uma vez, nas fontes do respectivo concelho, a indicação de que a água se encontrava imprópria para consumo.
Foi um Deus nos acuda para os autóctones e utilizadores habituais.
E porque os antigos sempre a beberam e não morreram por isso.
E porque água corrente não mata gente.
E porque tal e mais que também.
Houve quem se prostrasse à janela,para avisar cada carro que parava, que podia beber, que esses papéis que para aí estão, são só mentiras, pois essa água é das melhores e blá blá blá um chorrilhar de tolices.
Ora bem o resultado das análises feitas e publicadas indicavam-nos entre outros valores, o de Coliformes fecais 29. Segundo os especialistas, se na rede pública de abastecimento, aparecer o valor 1, é o suficiente para o Delegado de Saúde entrar em acção e cortar o abastecimento, até a situação se regularizar, ou seja o valor ser igual a 0.
Imaginem com valores tão elevados. E foi explicado às pessoas, que coliformes fecais são em linguagem corrente, fezes.E para quem não quer entender é merda da pura, certo?
No entanto aqui há 2 situações distintas: por um lado, temos pessoas que têm conhecimento do estado menos próprio da água, e que optam ou não, por beber da mesma;por outro, e quanto a mim mais grave, é o desconhecimento por parte dos demais, que ali param habitualmente nos dias de calor, para a beber julgando tratar-se de água própria para consumo.
Porque é isso que vai acontecer pois os avisos foram destruídos tais como os anteriores.
É fácil criticar as instituições pela sua ineficácia, no entanto quando se tomam medidas para o bem das populações, reagem desta forma ignorante e estúpida.
E de um total desrespeito pela saúde dos outros!
Já agora, as fontes em questão são do concelho de Vila Nova de Poiares nos locais de Pereiro e Lourêdo.
quinta-feira, setembro 07, 2006
a tolice e o fastio
De vez em quando, um ou outro cérebro mais ou menos iluminado,atira umas papaias para o ar e arranja teorias a denegrir a imagem dos serviços públicos e respectivos funcionários.
Ora bem,cada caso é um caso,certo?! Se há elementos em excesso no funcionalismo público, a culpa é certamente de quem manda, dos compadrios, dos políticos e das políticas, dos padrinhos e afilhados e dessas tretas todas sobejamente conhecidas.
Mas não venham cá dizer, que é tudo uma cambadas de mentecaptos e atrasados mentais, incompetentes e ineficazes, etc etc etc...E que na privada assim e assado e mais que também... E que aí é que se via o que cada um valia, etc e tal.
Quantos funcionários da privada ,põem combustível e pagam portagens por exemplo, semanas ou meses as fio, correndo o risco de não vir a receber esse dinheiro do "patrão" ?
Não sei, mas tenho amigos na PJ que o fazem,certo!
Tal como conheço alguns, que já adiantaram do seu dinheiro, para os cofres de tesourarias do seu serviço. Fantástico, não ?
E que até levam umas coisitas de suas casas, que uns chamam de ferramentas de trabalho, para poder MINíMAMENTE responder a algumas solicitações no seu serviço.
E que conseguem, às vezes graças a certa carolice, fazer mais qualquer coisa do que lhes compete realmente. A boa vontade também conta seja onde for, não é ?
Há de tudo um pouco.Os óptimos, os bons e os menos bons.Tal qual como na privada. Porque aqui também há os que criam e produzem.E há os que já encontram tudo feito...E cantam de galo !
Não há, é quem faça omeletas sem ovos! Isso mesmo, só em concursos de magia ou histórias infantis. Ou em cabecinhas limitadas.
E como diz o ditado, quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro !
Portanto,quem está por fora dos assuntos, até pode arranjar grandes teorias de que se fosse eu fazia e acontecia e mais isto e aquilo.Especulações e falta de conhecimento da REALIDADE. Tão simples quanto isso.
Há toda uma hierarquia que se tem que ter em atenção e quando as pessoas, cargos e tarefas estão relacionados entre si, nem sempre as coisas são tão lineares como um leigo pode pensar.
Um destes dias, um amigo chefe duma empresa PRIVADA, dizia-me em tom de brincadeira séria, que o pessoal agora não sabe trabalhar e tomar decisões sem reunir. Há reuniões para isto e para aquilo, para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita. Ou seja sem reuniões não há produtividade.
E depois há cenas como as que acontecem no liceu nos chamados trabalhos de grupo.Uns têm as ideias e trabalham nelas, os outros apresentam os trabalhos aos prof's e têm boa nota. Isto acontece tanto no público como no privado !
Sempre ouvi dizer que o exemplo deve vir de cima. E se há maus exemplos, num ou noutro sector, a culpa neste como em todos os casos, não morre solteira, ok?
Portanto quem NÃO ESTÁ POR DENTRO das situações deve ter cuidado com o que diz.
Isto se for levado a sério, o que nem sempre acontece !
quarta-feira, setembro 06, 2006
palavras para quê...é Pasta Medicinal Couto!pois assim à primeira só me consigo lembrar de um titulo que já foi muito usado e qualquer coisa serve
"A Liga de clubes já não vai pagar as dividas fiscais relativas ao caso "Totonegócio".A notícia, avançada na edição de hoje do Jornal de Negócios, revela que a decisão tomada pelo Tribunal Central Administrativo do Norte, isenta a Liga do pagamento de 17 milhões de euros ao fisco"
"Está arquivado mais um processo contra Pinto da Costa no âmbito do caso "Apito Dourado".O JN apurou que o Ministério Público de Gaia colocou na gaveta as suspeitas... blá blá blá blá "...
o caraças do título não me sai da cabeça
blá blá blá, comprem as bandeirinhas para enfeitar as casas, e os cromos para a colecção da pequenada blá blá blá
raios partam o título, ainda martela aqui dentro
já sei!
Fez-se luz novamente ( adoro cabecinhas iluminadas)! A culpa é novamente do electricista.
E por falar em titulos e frases feitas:
PALAVRAS PARA QUÊ! ???
fresquinho para variar

Ora aqui está a Figueira em Janeiro, com o branquinho da neve a mudar a paisagem.Com o calor que para aí vai , sabe bem refrescar a alma.
terça-feira, setembro 05, 2006
Frustração & Agressividade
A teoria de que, qualquer forma de frustração provoca irremediavelmente um impulso agressivo, é bastante conhecida. A reacção "dor-ataque" a que algumas cobaias foram submetidas, encaixa na perfeição em alguns seres humanos.
É de lamentar que algumas pessoas que, incapazes de ultrapassar alguns traumas sozinhas, não recorram como seria de esperar, aos profissionais que existem para o efeito.
Estudos realizados e publicados, indicam que a maioria dos seres agressivos,fisica ou verbalmente, ainda não encontraram o equilibrio emocional, muitas das vezes devido a opções e orientações erradas.
O stress de que tantos sofrem, pode e deve ser combatido com humor, tal como o conhecido episódio, em que a um homem que vai ser fuzilado, se concede a possibilidade de fumar o seu último cigarro e este recusa dizendo "não, obrigado, estou a tentar deixar de fumar".
Este é um bom exemplo, de como o humor nos pode servir de barreira, para enfrentarmos certos acontecimentos desagradáveis, com menos repercussões emocionais negativas.
A alegria e o riso causam alívio.
O exercício físico, uma dieta equilibrada, relações sexuais agradáveis, ou qualquer outra actividade ligada à secreção de endorfinas, têm como se sabe, um efeito positivo sobre o stress.Tão simples quanto isto.
O ideal é uma vida sã e relaxada, com momentos para o ócio, para a vida ao ar livre, para a contemplação, que contribuem de facto,para o descarregar das tensões.
E estar rodeado de pessoas alegres e positivas sempre que se pode !
Cada um de nós, na sua breve passagem pela vida, deve usufruir dela o melhor e afastar sem dúvida, o pior.
Somos um misto de virtudes e defeitos, no entanto devemos alimentar dentro de nós,a parte com que mais nos identificamos. É também isso que nos torna tão diferentes e tão iguais, uns aos outros.
Por isso, eu pelo meu lado, vou continuar a divertir-me e dar a paparoca a tempo e horas, a uma coisinha alegre e bem disposta que me acompanha no dia a dia.
+ 0
A arrogância de alguns aumenta na mesma proporção da sua estupidez
PONTO DE EXCLAMAÇÃO ESPAÇO RETICÊNCIAS
segunda-feira, setembro 04, 2006
Boby
Já não vou levar o cão ao psiquiatra.Afinal o tipo até tinha razão em ladrar àquela pessoa.
Mas eu nunca lhe fiz mal nenhum garantia-me e jurava-me a pés juntos.
É, é!
Um cão é fiel e nunca se engana. O meu Boby lá cheirava que dali não vinha grande presente.
E não se enganou.
1/0 para ti rafeiro querido mas por favor pára com as depressões na minha ausência.
uma amiga do peito
Tenho uma amiga espectacular que não gosta que a mostarda lhe chegue ao nariz.Mas chega-lhe e muitas vezes.O que ela resolve de imediato, olhos nos olhos, ou frente a frente com as partes envolvidas.
Às vezes, eu deixo escapar propositadamente um que mazinha, mas no fundo reconheço e digo-lhe muitas vezes, que essa é a forma mais honesta e correcta de gerir as relações humanas.É também a mais dificil, mas para quem gosta de separar o trigo do joio, bastante compensador !
dejectos
Há coisas que à escala do dia a dia perdem completamente o interesse!...
Há descobridores da pólvora que andam desfasados no tempo e no espaço, e que por isso mesmo também perdem completamente o interesse!...
E por fim há os que são espertos. Mas aqui a questão não tem mesmo nenhum interesse!!!
são feitios
Cada um vale por aquilo que é.Uns preferem o lado obscuro da vida.É lá com eles!
Outros, as coisas simples e verdadeiras.
Ainda bem!
é feio
Não gosto de pessoas que se aproximam dos outros, que entram no seu mundo, com o único intuito de criticar.
Cada um é como é e ponto final e às vezes é tudo uma questão de tolerância ou a falta dela.
Por isso o melhor é não dar muito valor ao que não o merece.
E cada um que trate do seu mau humor e dos seus traumas...